Limpeza de Vidrarias

Soluções para limpeza de vidrarias

Solução sulfocrômica: É uma das soluções de limpeza utilizadas em laboratórios de química. Sua função é limpar vidrarias com resíduos de difícil remoção e no caso de vidrarias volumétricas é importante para remoção de gordura em paredes internas de pipetas, buretas provetas, etc.
Preparo da solução : Dissolve-se 100 gramas de bicromato de potássio em quantidade mínima de água e completa-se o volume até 1000 mL com ácido sulfúrico concentrado. Deve-se conservar a solução em vidro escuro provido de rolha esmerilhada.
Devido a sua alta reatividade na manipulação e preparo da solução sulfocrômica devem ser observados: 

  • Uso de luvas de borrachas.
  • Dissolver o bicromato em água e depois adiconar o ácido cuidadosamente para evitar respingos sob contínua agitação.
  • Antes de adicionar o ácido, colocar o recipiente em água fria para evitar super aquecimento.
  • Quando a solução sulfocrômica ficar esverdeada, deve ser substituída.
  • O laboratório deve estar sempre limpo evitando-se acúmulos de vidros ou outros objetos de uso sobre mesas e pias.  
Solução sulfonítrica: é uma mistura, normalmente de quantidades em volume iguais de ácido nítrico e ácido sulfúrico concentrados, utilizada em síntese orgânica na nitração de compostos orgânicos, como na produção, por exemplo, de nitroglicerina ou nitrobenzeno.
Devido ao caráter higroscópico e exotérmico do ácido sulfúrico a preparação da mistura sulfonítrica realiza-se pela adição do ácido sulfúrico ao ácido nítrico com agitação constante e resfriamento.
É uma mistura de perigoso manuseio pois une as corrosividades dos ácidos nítrico e sulfúrico com o caráter oxidante do ácido nítrico, requerendo cuidados no seu manuseio em laboratório e indústria.
Devido ao seu forte caráter oxidante e corrosivo, é em alguns casos usado como produto para a limpeza de vidraria em laboratório, em especial, no caso de sujas com materiais orgânicos, cuidando-se, neste caso, para evitar substâncias que apresentem reações violentas com a mistura, ou a produção de nitrados explosivos.

Um comentário: